Líder de Inovação em Biossegurança
Excelência em soluções de
biofotônica e biossegurança
Conheça os especialistas que estruturam o desenvolvimento de
inovações que usam luz para induzir efeitos biológicos
Conheça os especialistas que estruturam o desenvolvimento de inovações em biossegurança
Caetano P. Sabino, PhD
CEO
Caetano é especialista em tecnologias que usam luz para eliminar microrganismos.
Ele já exerceu pesquisas científicas no Wellman Center for Photomedicine (MGH – Harvard Medical School), no Centro de Lasers e Aplicações (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – CNEN), no Departamento de Microbiologia (Instituto de Ciências Biomédicas – USP) e no Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (Faculdade de Ciências Farmacêuticas – USP).
Nos últimos 10 anos, publicou mais de 30 artigos científicos, 13 capítulos de livros, 4 patentes e recebeu 13 premiações científicas de instituições tais como a Sociedade Internacional de Óptica e Fotônica (SPIE), da Sociedade Internacional de Fotodinâmica (IPA), da Sociedade Americana de Microbiologia (ASM), Academia Real de Engenharia do Reino Unido (RAEng) e foi destaque nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq).
José Tort Vidal, MSc
CTO
Tort é especialista em desenvolvimento de fontes de luz especiais.
Ele é Técnico em Eletrônica, Físico e Mestre em tecnologia nuclear. Por 35 anos, ele foi o Técnico de Eletrônica do Centro de Lasers e Aplicações do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (CNEN), onde também realizou seu trabalho de Mestrado desenvolvendo centrais de usinagem CNC com lasers de pulsos ultrarrápidos.
Sua formação acadêmica e profissional lhe capacitaram para desenvolver sistemas mecânicos, eletrônicos, ópticos e softwares para controle e automação de equipamentos. Durante sua carreira, Tort já desenvolveu inúmeros equipamentos com lasers e LEDS de baixa a altíssima potência, aceleradores de partículas, máquinas industriais automáticas para usinagem, solda e desinfecção de materiais, eletroporadores e diversas outros sistemas altamente tecnológicos.
Veja o vídeo demonstrativo
de nossos produtos
A história da BioLambda
Empresa inovadora de DNA científico
A BioLambda foi fundada em 2017 por Caetano P. Sabino e José Tort Vidal. Desde 2010, os cientistas fundadores já pesquisavam sobre os mecanismos e aplicações de tecnologias que usam luz para interagir com microrganismos. Então, ele notou que raramente as pesquisas eram realizadas com dispositivos emissores de luz precisamente calibrados. Assim, desenvolveu equipamentos científicos para uso em suas próprias pesquisas. Logo em seguida, notou a grande procura do equipamento por seus pares, e os empreendedores vislumbraram esta oportunidade de desenvolver tecnologias que poderiam alavancar o desenvolvimento científico e revolucionar o controle microbiológico através de tecnologias que usam luz como ferramenta para induzir efeitos biológicos.
Inspirado no contexto científico, surgiu a BioLambda. Neste momento, a empresa produzia exclusivamente equipamentos para pesquisa em Biofotônica. E daí vem o nome, a partir das palavras “bio” e “lambda”. A curiosa identidade da marca envolve a associação entre “bio” da biologia, e “lambda” que é a letra grega usada para classificar o comprimento de onda associado a um fóton (partícula de luz).
Atualmente, a empresa também tem forte atuação no mercado de equipamentos germicidas, a partir da radiação ultravioleta C. Assim, aumentou o seu portfólio de equipamentos emissores de luz para fora dos laboratórios. Dessa forma, também oferece soluções para promover saúde, biossegurança e qualidade industrial.
A cultura de inovação também está no DNA da BioLambda. Nesta ocasião, Caetano P. Sabino apresentava as soluções industriais em um congresso de inovação aberta.
Princípios da BioLambda
Conheça as diretrizes que impulsionam nosso crescimento
Missão
Promover ciência, saúde e biossegurança através de tecnologias inovadoras que usam luz para induzir efeitos biológicos.
Valores
Foco em qualidade
Alta performance e segurança
Avanço científico
Cultura de inovação
Ética e responsabilidade social
Visão
Combater microrganismos que causam grandes perdas à saúde das pessoas e à produtividade das empresas.
Nossa Equipe de Excelência
Especialistas dedicados para o desenvolvimento de novas tecnologias para seu negócio
Hélio Alves
Ricardo Matarozzi
Leonardo Poltronieri
Aron Gustavo da Silva
Antônio Carlos Vidal
Renata Sato
Endi Benetti
Andreza Rodrigues
Paulo Moura
Faça parte desta equipe
Grupo Boticário, Biolambda e Unicamp celebram parceria científica que resulta em inovação eficaz para eliminar o coronavírus de maquiagem
Mais segurança no uso de maquiagem. Grupo Boticário, BioLambda e Unicamp celebraram parceria científica e inovam ao eliminar o coronavírus. Assim, desenvolveram a Ultrabox, a câmara de esterilização para cosméticos.
Qual é o desinfetante mais eficaz: álcool 70% ou luz ultravioleta (UV)?
O álcool e a luz ultravioleta C são usados para higienizar superfícies. Mas qual deles é mais eficaz contra microrganismos? Confira o estudo.
Odontoclinic Implementa Luz Ultravioleta Para a Segurança de Pacientes
Nova unidade da Odontoclinic é inaugurada com um diferencial: o uso de ultravioleta C para garantir a segurança de profissionais e pacientes.
Parceria desenvolve luminária inovadora que promove desinfecção do ar
Conheça a luminária UV Upper Room com sistema de purificação germicida de ar lançada pela parceria a BioLambda e a Light Tool.
Conheça o Projeto Renovar Hospitais
O Projeto Renovar Hospitais visa a doação de equipamentos de descontaminação de ar para hospitais que atendem pelo SUS. Conheça.
Como alcançar a biossegurança em clínicas odontológicas?
Clínicas odontológicas devem se submeter a boas práticas da ANVISA. Conheça tecnologias que podem ajudar a ter consultórios com maior biossegurança.
Controle de qualidade na indústria cárnea usa luz ultravioleta
A luz ultravioleta C pode ser utilizada na indústria cárnea para reduzir o índice de contaminação microbiana. Alessandra Rosa avalia os benefícios desta inovação.
O que é radiação ultravioleta (luz UV)?
A radiação ultravioleta (UV) é uma onda eletromagnética. Ela possui mais energia do que a luz visível. Leia para entender usos germicidas e químicos.
Tecnologias para iluminar a pandemia de COVID-19
Já existem soluções cientificamente comprovadas que podem auxiliar no combate e na redução da carga viral de forma eficiente. Conheça a seguir tecnologias baseadas em luz para “iluminar” a pandemia.