Equipamento UV Air ao lado de leito hospitalar.

No fim de março, a BioLambda lançou o Projeto Renovar Hospitais. Dada a circulação de vírus e bactérias no ar de hospitais. Com a alta ocupação desses ambientes, mais pessoas entram em contato com microrganismos infecciosos, como o novo coronavírus. Assim, os equipamentos germicidas de purificação do ar são uma forma de eliminar esses microrganismos e tornar o local mais seguro.

O Projeto Renovar Hospitais, lançado pela BioLambda, visava a doação de purificadores de ar germicidas para hospitais que atendem pelo SUS. Os equipamentos compõem a tecnologia UV Air e possuem laudos de validação científica da efetividade para a descontaminação do ar. A ação não teve fins lucrativos e todo o valor arrecadado foi convertido para equipar hospitais.

Purificador de ar UV Air
Purificador de ar UV Air

Como as doações foram feitas?

As doações foram realizadas pela plataforma Abacashi. A plataforma ficou aberta para doações até a primeira semana de maio. O valor arrecadado foi R$1090,00.

Qual hospital recebeu as doações?

Os hospitais elegíveis para receber as doações precisavam se cadastrar no projeto e atender pelo SUS.

Houve três hospitais cadastrados: Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida localizado na cidade de Caldas Novas (GO), o Hospital Universitário de Brasília (DF) e o Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (Maceió – AL). O Município de Promissão no interior do estado de São Paulo também foi cadastrado para receber doações para seu centro de atendimento de COVID.

O critério usado para a escolha do hospital recebedor foi a porcentagem de leitos COVID ocupados. Dessa forma, com uma ocupação de leitos de 85%, enviamos a doação ao Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes em Maceió, capital de Alagoas. Assim, esperamos proporcionar melhor qualidade de ar para os pacientes em tratamento.

O que foi feito do valor arrecadado?

O valor arrecadado foi R$1090,00. As doações recebidas foram utilizadas no Projeto Renovar Hospitais lançado pela BioLambda. A verba foi convertida na produção do Purificador de Ar Germicida Profissional UV Air 100 para doação.

A arrecadação não foi suficiente para cobrir os custos de produção de um Purificador de Ar Germicida. Entretanto, a BioLambda complementou as arrecadações para fazer a produção e envio do Purificador de Ar Germicida Profissional UV Air 100.

Como funciona o equipamento?

A luz ultravioleta C do UV Air fica contida no interior do equipamento

Os equipamentos da linha UV Air são portáteis e facilmente higienizados por serem produzidos em aço inoxidável polido e possuírem lâmpadas geradoras de luz UV-C (254 nm) de alta performance. Os purificadores filtram o ar do ambiente por um filtro G4. A seguir, o ar trafega na câmara espelhada por 2 segundos para o processo de higienização, que elimina os microrganismos. Enfim, o ar é expelido descontaminado para o ambiente.

A luz UV-C gerada pelo UV AIR fica totalmente contida dentro do equipamento, assim, não há risco de exposição às pessoas presentes no local. Logo, esta tecnologia pode ser utilizada continuamente para trazer mais segurança em ambientes fechados, tais como hospitais, clínicas odontológicas, escolas e até mesmo em residências.

Qual é a eficácia dos equipamentos doados?

Equipamento UV Air em clínica odontológica coletiva.
Equipamento UV Air em teste em clínica odontológica coletiva

Foi testada a eficácia microbicida contra aerossóis odontológicos gerados por canetas de alta rotação durante a prática clínica e contra aerossóis reais gerados na prática clínica real e com inóculos experimentais compostos pelos microrganismos Lactobacillus casei e cepas selvagens de bacteriófagos. O índice de contaminação microbiana do ar foi quantificado por placas de Petri localizadas a 1 metro de distância da geração dos aerossóis.

Os resultados obtidos após 15 minutos de uso do UV Air foram: efetividade de 99,69% contra Aerossol odontológico, 98,37% contra Lactobacillus casei e 91,55% contra Bacteriófagos. Clique aqui para ver os detalhes dessas validações.

Resultados da eficácia do UV Air

O equipamento UV Air se mostrou altamente efetivo para a descontaminação do ar do ambiente em clínica odontológica tanto em experimento simulado, quanto na utilização clínica durante atendimento a pacientes, reduzindo significativamente o aerossol produzido durante o atendimento odontológico.

A BioLambda já participou de ações semelhantes?

UV Air no Hospital Virvi Ramos em Caxias do Sul (RS)

Este ano, a BioLambda emprestou gratuitamente seu estoque de equipamentos de descontaminação de ar (linha UV Air) para hospitais que fazem parte do SUS. Os hospitais que receberam os equipamentos foram Hospital Vila Maria (Zona Norte de São Paulo capital), Santa Casa de Penápolis (veja a matéria da entrega no interior do estado de São Paulo) e Hospital Virvi Ramos (veja a matéria sobre a ação em Caxias do Sul no Rio Grande do Sul).

Em 2020, a empresa doou o UV Surface que é um equipamento de descontaminação de superfícies para a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP). As doações foram destinadas às Santas Casas de Santo Amaro e do Guarujá. Clique aqui para ver a matéria.

Agora nesta ação, fizemos a captação de doações para produzir nossa tecnologia a preço de custo e enviá-la aos hospitais interessados.

Empréstimo gratuito do UV Air para a Santa Casa de Penápolis (SP)

A BioLambda

A BioLambda é uma empresa tecnológica de base científica com a missão de desenvolver soluções inovadoras de fotônica para controle microbiológico, fotocura de materiais e outras aplicações de fotoquímica e fotobiologia. Com cientistas e engenheiros especializados, a empresa constrói soluções industriais, hospitalares, científicas e até domésticas que emitem luzes especiais.

A linha de equipamentos de descontaminação utiliza a luz ultravioleta germicida (UV-C). Essa tecnologia que tem efetividade comprovada contra o SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19, como também para outros microrganismos causadores de doenças. Portanto, vírus, fungos e até bactérias resistentes podem ser eliminadas com a luz UV-C. Clique aqui para conhecer mais sobre as tecnologias fotônicas.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Translate »
Política de Privacidade