A Biolambda desenvolveu um equipamento para desinfetar de forma rápida e segura produtos cosméticos, tais como maquiagens, batons e até pincéis de aplicação. Assim, foi criada a câmara de desinfecção chamada Ultrabox. O desenvolvimento tecnológico se deu a partir da parceria com o Grupo Boticário, cuja inovação tem eficácia cientificamente comprovada contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) causador da COVID-19, de acordo com testes científicos realizados por pesquisadores da Unicamp. O equipamento já se encontra disponível para uso nas lojas da Quem disse, Berenice?, veja a matéria.
Mais segurança para testar maquiagem
A pandemia mudou a forma de consumo de maquiagem. Durante alguns meses, medidas de precaução dificultaram a testagem de maquiagens em lojas. Entretanto, ao procurar uma tecnologia que oferecesse 100% de segurança para consumidores e lojistas, o Grupo Boticário encontrou a parceira Biolambda. A empresa tinha experiência na implementação de projetos com luz ultravioleta germicida. Assim, construíram juntas uma solução inovadora e comprovadamente eficaz, a Ultrabox.
Tecnologia ultravioleta germicida para maquiagem
A solução Ultrabox foi elaborada para esterilizar o vírus causador da COVID-19 em maquiagem e acessórios. Assim, os clientes e funcionários encontram mais segurança no teste de produtos, começando pelas lojas da marca Quem Disse, Berenice?, que faz parte do Grupo Boticário.
A tecnologia utilizada se baseia no uso da luz ultravioleta germicida emitida por uma lâmpada emissora de ultravioleta C (UVC). Desde 2020, esse tipo especial de luz tem eficácia comprovada na eliminação do novo coronavírus1. Isso ocorreu quando a Biolambda realizou suas primeiras pesquisas com o SARS-CoV-2 em parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).
A luz UVC causa danos diretos ao material genético (DNA/RNA) de microrganismos, impedindo-os de infectar pessoas e de se reproduzir. Desta forma, vírus, bactérias, fungos, algas e protozoários também podem ser efetivamente eliminados2 em um curto período de tempo de exposição à luz UVC intensa.
A solução foi elaborada para desinfetar produtos de beleza, tais como batom, maquiagem e pincéis. O dispositivo consiste em uma câmara equipada com uma lâmpada UVC de alta potência posicionada entre um refletor e uma plataforma rotativa que proporciona altas doses de luz a todos ângulos de superfície dos objetos contidos no interior da câmara. Isso garante a eficácia da desinfecção para objetos de formatos variados.
Fácil usabilidade para o lojista esterilizar maquiagens
O equipamento desenvolvido é uma câmara de esterilização de maquiagem e acessórios. Chamado Ultrabox, tem o funcionamento que consiste em expor os objetos à alta dosagem de luz ultravioleta germicida, para isso, os objetos são rotacionados em seu interior.
A Ultrabox tem fácil usabilidade para os lojistas. Basta ligar o equipamento na tomada, inserir as maquiagens e acessórios que serão esterilizados em seu interior, e apertar o único botão frontal para iniciar o processo de esterilização. Após dois minutos o processo é concluído e está pronto para o próximo uso.
Pesquisa da eficácia da luz ultravioleta germicida em maquiagem
Um estudo inédito foi realizado para validar e eficácia na eliminação do SARS-CoV-2 em maquiagem. A pesquisa foi feita por pesquisadores da Unicamp, em parceria com as equipes de Pesquisa & Desenvolvimento, que são compostas por PhDs da Biolambda e do Grupo Boticário. O artigo científico destas pesquisas inéditas está disponível na revista internacionalmente renomada, Journal of Photochemistry and Photobiology, clique aqui para acessar.
Os experimentos foram feitos no Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes (LEVE) da Unicamp. O local conta com infraestrutura de nível de biossegurança 3 (NB3), o que permite trabalhar com o altíssimo risco biológico do coronavírus causador da COVID-19, que é internacionalmente conhecido como SARS-CoV-2.
No estudo, para simular condições extremas de contaminação, foi depositado altas quantidades do vírus SARS-CoV-2 em sua forma ativa sobre amostras do pó compacto de maquiagem e batom. A escolha dos materiais se deu por serem frequentemente testados por clientes.
O estudo foi bem sucedido. Assim, foi encontrada a dosagem de radiação UVC necessária para a esterilização completa do SARS-CoV-2, isto é, inativação de 99,999% do vírus. Essa é a dosagem necessária para tornar o microrganismo indetectável tanto para superfícies plásticas quanto para as superfícies de pó compacto de maquiagem e batom3.
A partir disso, esta dosagem foi utilizada no equipamento Ultrabox, que já está disponível nas lojas da Quem Disse, Berenice?. Assim, o equipamento promoverá mais biossegurança aos clientes e colaboradores da empresa inovadora de cosméticos.
Tecnologia sustentável
A tecnologia usada na Ultrabox é a esterilização a seco por radiação UVC. Esta tecnologia consome pouca energia elétrica, dispensa o uso de produtos químicos, água e não gera resíduos tóxicos.
Neste caso, promove até a esterilização dos produtos. Portanto, atinge uma performance microbiológica superior à higienização química, sem prejuízos para a composição dos produtos.
Projetos para biossegurança
A partir de sua equipe especializada, a Biolambda frequentemente desenvolve projetos customizados para corporações que buscam promover mais biossegurança através da desinfecção a seco de superfícies, ar e líquidos. A Ultrabox é mais um exemplo de produtos inovadores que são desenvolvidos em parcerias celebradas entre a Biolambda e grandes empresas, tais como o Grupo Boticário.
A Biolambda também oferece equipamentos dedicados para a higienização a seco de superfícies, produtos alimentícios e ambientes residenciais, comerciais e industriais. Clique aqui para acessar a Loja Biolambda Oficial e saber mais sobre seus produtos para biossegurança.
Clique aqui para acessar o site institucional da Biolambda e saber mais sobre produtos que promovem saúde e biossegurança para pessoas e empresas.
Referências
- C. P. Sabino, et al. UV-C (254 nm) lethal doses for SARS-CoV-2. Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1572100020303495
- G. Chevrefils, E. Caron, A. H. Malayeri et al. Fluence (UV Dose) Required to Achieve Incremental Log Inactivation of Bacteria, Protozoa, Viruses and Algae. International Ultraviolet Association IUVA, 2008. Disponível em: https://www.iuva.org/resources/Resource%20Documents/Malayeri-Fluence%20Required%20to%20Achieve%20Incremental%20Log%20Inactivation%20of%20Bacteria,%20Protozoa,%20Viruses%20and%20Algae.pdf
- P. P. Barbosa, K. Bispo-dos-Santos, C. P. Sabino, D. C. Sckuck et al. Ultraviolet germicidal irradiation is effective against SARS-CoV-2 in contaminated makeup powder and lipstick. Journal of Photochemistry and Photobiology, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666469021000579